top of page

ANA PAULA MENDES DIZ QUE MULHERES PRECISAM MAIS QUE HOMENAGENS

A jornalista foi homenageada pela Câmara por ocasião do Dia Internacional da Mulher, mas, em seu discurso, afirmou que as autoridades precisam agir mais na luta pelos direitos femininos


"Que maravilhosa, inteligente. Expressou tudo que as mulheres queriam falar e não têm poder de voz", disse Tânia Macedo nos comentários do mais recente vídeo divulgado pela jornalista Ana Paula Mendes em suas redes sociais. "Parabéns, Ana. Adorei sua atitude de cobranças. É de pessoas assim que precisamos", comentou outra seguidora, Valéria Muzy. Em 2 horas, o vídeo teve quase 40 mil visualizações e já contava com cerca de 500 comentários. O motivo foi o conteúdo do discurso da jornalista mostrado no vídeo. Ela cobrou atitudes do poder público na luta contra o preconceito.


A produção acompanhou os bastidores da homenagem que Ana Paula Mendes recebeu na terça-feira (05), na Câmara de Vereadores de Cabo Frio. A jornalista foi uma das 32 pessoas que receberam o Diploma Joelma Fidalgo, um reconhecimento a mulheres engajadas na luta pelos direitos femininos, entregue pela Câmara desde 2010. O Diploma é uma referência à ativista social Joelma Fidalgo, conhecida em Cabo Frio como Tia Joelma. Ela dedicou a vida a causas sociais e filantropia e era muito conhecida por seus trabalhos voluntários. Foi fundadora das Apaes da região, do projeto "Idosos com Amor", presidente das Amigas da Mama, e responsável pela "Casa Família de Apoio ao Deficiente". Tia Joelma também participou de vários projetos que promoveram a inclusão, a solidariedade e a educação. Ela morreu em 2021, aos 76 anos, vítima da Covid-19.

Ana Paula Mendes recebeu a homenagem após indicação da vereadora Carol Midori (PP). Nas redes sociais, a vereadora afirmou que "Ana Paula é uma figura extremamente importante para nossa cidade, uma grande representante de mulheres no topo". E acrescentou que "além de ótima profissional, Ana Paula é mãe, esposa e carrega a luta de batalhar pelos nossos direitos enquanto mulher, sendo totalmente merecedora dessa homenagem e muito mais!".


Porém, o discurso de Ana Paula Mendes ao receber a homenagem causou alvoroço na Câmara. A jornalista agradeceu o Diploma, mas destacou a importância das autoridades adotarem medidas efetivas para a proteção das mulheres. "Mas senhores vereadores e vereadoras, nós queremos além de homenagens... vocês são responsáveis pela elaboração de leis. Nós queremos leis que apoiem as mulheres, nós queremos leis que ajudem as mulheres". E ainda cobrou a ação dos vereadores nos serviços públicos oferecidos às mulheres em Cabo Frio. "Como está a fiscalização no Hospital da Mulher? Como está a fiscalização nos postos de saúde? Como está a fiscalização nas creches, que é a principal função de um vereador, fiscalizar o poder executivo".

Ana Paula Mendes também afirmou que é disso que as mulheres precisam. "É isso que nós, mulheres, merecemos. Um apoio quando uma mulher recebe um filho no Hospital da Mulher. O apoio quando a mulher precisa deixar a sua criança numa creche para ir para a labuta, porque, muitas das vezes, ela é a base da família", frisou a jornalista.


O discurso foi acompanhado de muitas palmas. E os elogios continuam nas redes sociais. "Representa muito bem as mulheres", disse a seguidora Regina Carvalho. "Arrasou nas palavras. Merecidíssima homenagem", comentou Neide Siston.



Em alguns comentários, seguidores dizem que Ana Paula Mendes tem jeito para a política. Mas a jornalista já deixou claro que não pretende disputar as próximas eleições municipais. Ao contrário, Ana Paula Mendes quer atuar onde sempre esteve durante esse período fundamental para a democracia brasileira: na cobertura jornalística das eleições.

24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page