top of page

COMEÇA NA SEGUNDA A MELHOR COBERTURA DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

A jornalista Ana Paula Mendes lança o Vota Rio, um projeto que vai entrevistar mais de 30 candidatos das maiores cidades do interior do Rio. O programa marca o reencontro da jornalista com o público, ao vivo, no horário do almoço, reunindo um consórcio de portais de notícias.


A proximidade das eleições municipais, no dia 3 de outubro, trará, mais uma vez, a jornalista Ana Paula Mendes ao encontro do público que acompanha seu trabalho, conhecido pela credibilidade e pela linguagem carismática e acessível. Ela voltará a se comunicar ao vivo, de segunda a sexta, no horário do almoço, desta vez nas redes sociais dela e de uma série de parceiros, além do YouTube. E o tema desse reencontro, claro, será um dos momentos mais importantes do ano: a escolha dos futuros prefeitos e vereadores. São eles que vão garantir aos 16 milhões de cidadãos do Rio o acesso à saúde, à educação, ao transporte público, à mobilidade urbana e ao saneamento básico de qualidade.


Esse é o projeto Vota Rio, com Ana Paula Mendes. Da próxima segunda-feira, dia 12, até a semana das eleições, Ana Paula Mendes vai entrevistar, ao vivo, os candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais ou dos partidos com maior representação no Congresso, das maiores cidades do interior. Serão mais de 30 entrevistas, com candidatos de cidades da Região dos Lagos, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste, e Região Serrana.


O Vota Rio vai ao ar ao meio-dia. Serão cerca de 300 horas de muita conversa. Mas a ideia é deixar as entrevistas com cara de bate-papo. Algo leve, descontraído, mas também com cobranças e observações inteligentes. O jornalista Arnaldo Neto, especialista em política, também integra a equipe do Vota Rio, que vai conversar com os candidatos.


Além das redes sociais de Ana Paula Mendes, que têm cerca de 300 mil seguidores, as entrevistas também serão veiculadas, ao vivo, nos portais de notícias: Manchete Lagos, RLagos Notícias, Manchete RJ, CIC 7, Campos Ocorrências, Click Campos, Notícias Macaé, Notícias Rio das Ostras, e muito mais. Juntos, esses portais atingem uma população de mais de 1 milhão de pessoas.


As entrevistas ficarão disponíveis posteriormente no YouTube, e os cortes com as principais falas serão divulgados nas redes sociais.


Com essas entrevistas, a jornalista abrirá espaço para que os eleitores possam ter acesso a informações com credibilidade sobre os candidatos e as eleições. Os casos envolvendo notícias falsas, as chamadas "fake news", inclusive com o uso de Inteligência Artificial, tendem a crescer com a proximidade da votação.


A VOZ DO ELEITOR - A proposta do Vota Rio é, ainda, servir de ponte entre o seguidor e o candidato. Perguntas enviadas pelos seguidores serão repassadas aos candidatos, ao vivo. O seguidor pode participar enviando comentários nas redes sociais ou no YouTube, ou ainda, pelo WhatsApp exclusivo do Vota Rio. O número é 21 99442 9999. As perguntas podem ser enviadas em texto, áudio ou vídeo.


DESCONTRAÇÃO - O embrião do Vota Rio foi o projeto "Verdades com a Ana", lançado em julho de 2023. O programa, exibido no canal do YouTube da jornalista, antecipou em um ano a corrida eleitoral às prefeituras. Foram, ao todo, 22 entrevistas e até um debate sobre a saúde infantil na Região dos Lagos. O programa foi marcado pela linguagem informal, bem-humorada, mas com cobranças fundamentais. Esse formato será mantido. A diferença é que o modelo de podcast será substituído pelo modelo de entrevista direta, com Ana Paula e o candidato sentados frente a frente.


CENÁRIO ELEITORAL - Com o fim das convenções partidárias no início desta semana, o cenário eleitoral no interior do Rio, no 1º turno das próximas eleições municipais, ainda deve ser marcado pela polarização. Os nomes de quem realmente vai disputar as eleições só devem ser confirmados no próximo dia 15, quando termina o prazo para o registro das candidaturas. Mas o quadro que se desenha mostra que os atuais prefeitos, muitos eleitos com o manto da renovação política em 2020, querem permanecer nos cargos. Entretanto, políticos conhecidos e com carreiras sólidas voltam com força para tentar retomar o comando em outubro deste ano.


No Vota Rio, Ana Paula Mendes, com a ajuda de Arnaldo Neto e jornalistas parceiros, vai analisar esse cenário, o histórico dos candidatos, as principais polêmicas e desafios. Também vai divulgar as pesquisas mais recentes registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


E no dia 6 de outubro, dia da votação no 1º turno, o Vota Rio trará para você a melhor cobertura das eleições, com um giro pelas cidades do interior, mostrando a movimentação dos eleitores, o voto dos candidatos, a apuração e, claro, as primeiras palavras dos eleitos.


ELEITORADO - O estado do Rio teve um crescimento no número de pessoas aptas a votar para a próxima eleição municipal. Serão 13.033.929 eleitores. De acordo com o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), o total equivale a um aumento de 4,64% no eleitorado fluminense, se comparado ao último pleito municipal, em 2020.


A disputa para o cargo de prefeito de onze cidades do estado poderá ser decidida em um segundo turno de votação. Eleitores da Capital, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Niterói, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Belford Roxo, Petrópolis, Volta Redonda e Magé poderão voltar às urnas no dia 27 de outubro, caso nenhum dos candidatos consiga 50% mais um dos votos válidos na primeira fase da votação, que acontece em 6 de outubro.


As cidades fluminenses com possibilidade de segundo turno reúnem mais de nove milhões de pessoas, representando 70,15% do eleitorado do estado. Magé, com 201.611 eleitores, é a estreante do grupo. Já a Capital é a cidade que tem a maior quantidade de eleitores, com 5.009.373 inscritos.


O estado do Rio de Janeiro é o segundo do Brasil em número de cidades com possibilidade de segundo turno. Com 30 municípios, São Paulo fica em primeiro lugar e Minas Gerais em terceiro lugar, com oito cidades.


Quando acontece o segundo turno?

Para ser eleito no 1º turno de uma eleição para o cargo de prefeito em um município com mais de 200 mil eleitores, um candidato precisa obter a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, mais da metade dos votos que não são nulos nem brancos.


Se nenhum candidato atingir esse quórum, os dois mais votados passam para o 2º turno, que ocorre em 27 de outubro. No 2º turno, a eleição é decidida por quem obtiver mais votos válidos.


SERVIÇO


VOTA RIO

Estreia: 12/8 (segunda-feira)

Horário: 12h

Onde:


@euanapaulamendes

@manchetelagos

@rlagos.noticias

@mancheterj

@camposocorrenciasup

@camposocorrenciasnew

@clickcampos

@noticiamacae

@noticiasriodasostras

youtube/@anaevoce

75 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page