A cidade de Araruama abriu a 5ª semana de entrevistas do programa Vota Rio, ancorado pela jornalista Ana Paula Mendes e transmitido ao vivo por um consórcio de veículos de imprensa. A entrevistada foi Daniela de Lívia (MDB), prima da atual prefeita, Lívia de Chiquinho.
Daniela afirmou que sua pouca experiência política não é um obstáculo, já que trabalhou como gerente de banco por 13 anos e só assumiu um cargo público em Araruama recentemente, como secretária de Governo. “A Lívia também não tinha experiência política quando assumiu. Eu tenho um excelente time me apoiando”, rebateu.
A candidata disse que o maior desafio será a área da Saúde, que pretende priorizar caso seja eleita. “Vamos investir em um complexo integrado de saúde pública, onde reuniremos, em um único local de 1.300 metros quadrados, diversas unidades”, prometeu. Ela mencionou a construção de uma segunda unidade do Hospital dos Olhos, uma UPA pediátrica e a triplicação do número de leitos de UTI que estão sendo implantados pelo município no governo de Lívia. “Também vamos rever o plano de cargos e salários dos profissionais da saúde”, declarou.
Uma seguidora, dona Rosália, questionou sobre a demora para conseguir um exame na rede pública. Daniela respondeu que vai agilizar o processo com o complexo integrado. O repórter Adriano Pereira, do Portal Cidade 24h, comentou sobre a demora no atendimento no Hospital dos Olhos, e a candidata afirmou que dará atenção a mais vagas e à construção da segunda unidade do hospital.
Outra seguidora, chamada Thais, perguntou a Daniela sobre a inclusão de alunos autistas na rede pública. A candidata prometeu construir quatro novas escolas para atender a essa demanda, com infraestrutura para acolher também os pais.
Em relação à geração de empregos, Daniela diz que vai trabalhar em três frentes: oferecer 3 mil vagas de estágio na prefeitura, criar leis para atrair mais empresas e investir em obras públicas.
O comentarista político Arnaldo Neto questionou Daniela sobre sua relação com Lívia, que foi incluída até no nome de campanha. Daniela disse que se orgulha do trabalho da prima, por isso adotou o nome. Ela afirmou que Lívia ainda terá participação no governo como conselheira. Sobre o apoio do PL à adversária Penha Bernardes, Daniela disse que, em Araruama, esse apoio não deve surtir efeito.
Em relação à educação, Daniela afirmou que vai pagar o piso nacional aos professores e investir em mais escolas bilíngues. Segundo ela, cada distrito terá uma, incluindo investimentos no ensino médio, que hoje é oferecido pelo governo do estado. No entanto, ao responder uma seguidora, não soube explicar por que não há professor de inglês na escola bilíngue inaugurada recentemente em São Vicente.
Daniela ainda propôs transporte público gratuito entre os bairros e mais investimentos no turismo, com a urbanização das orlas de Praia Seca, a construção de acostamento na rodovia que leva ao ponto turístico e a criação de um ferry boat na Lagoa de Juturnaíba.
Amanhã, o Vota Rio continua na Região dos Lagos e entrevista mais um candidato a prefeitura de Iguaba Grande. Deste vez, será Marco Antônio (PSB). O Vota Rio começa ao meio-dia.
SERVIÇO: VOTA RIO
De segunda a sexta, às 12h
@euanapaulamendes
@manchetelagos
@rlagos.noticias
@cic7.noticias
@mancheterj
@noticiamacae
@noticiasriodasostras
@portalcidade24h
YouTube: @anaevoce
Comments