top of page

ENERGIA SOLAR: INVESTIMENTO EM TEMPOS DE CONTA DE LUZ CADA VEZ MAIS CARA

Em meio a um cenário de alta constante na conta de luz no Brasil, a bandeira tarifária vermelha, patamar 1, foi mantida para agora o mês de Julho, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Isso significa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos, pesando ainda mais no orçamento dos brasileiros. Com a energia elétrica cada vez mais cara, muitas pessoas buscam alternativas para reduzir custos e ter mais autonomia. Foi pensando nisso que a jornalista Ana Paula Mendes decidiu investir em energia solar na reforma da sua nova casa. Ela tem feito da reforma um reality trazendo aos seguidores dela dicas de economia durante uma obra de verdade.


Durante o processo de instalação das placas solares, Ana Paula compartilhou cada etapa com seu público: desde o estudo técnico do telhado até a definição do posicionamento ideal para as placas. “Tudo isso é fundamental. Uma placa mal posicionada produz menos energia. E energia aqui significa dinheiro economizado todo mês”, afirmou ela no episódio. Além de mostrar os bastidores, Ana trouxe dados oficiais e conversou com especialistas sobre o retorno desse investimento.


Para o engenheiro eletricista Rafael Ferreira, da Rafer Energy, responsável pelo projeto na casa de Ana Paula, investir em energia solar é uma decisão estratégica. “É um investimento que se paga e rápido. Vale a pena porque, além de economizar, a pessoa passa a ter mais liberdade e consciência do seu consumo de energia. Existem vários patamares de valores, dependendo do tamanho da casa, do consumo e do kit instalado”, explica Rafael.


No caso da obra de Ana Paula, o investimento gira em torno de R$ 18 a 20 mil reais. Mas, segundo Rafael, há sistemas mais simples e também sistemas maiores dependendo do projeto. O importante é que todos têm retorno financeiro, normalmente entre 3 a 5 anos, já que a economia na conta de luz pode chegar a cerca de 90%, variando conforme o consumo de cada residência. Para muitos brasileiros, energia solar deixou de ser apenas uma tendência sustentável e passou a ser uma alternativa prática e inteligente para enfrentar a alta no custo da energia elétrica.


 
 
 

Comentarios


bottom of page