top of page

MAURÍCIO BM, DE RIO DAS OSTRAS, DIZ QUE RECENTE TAXA DE ESGOTO É DESAFIO PARA FUTURO GOVERNANTE

O polêmica taxa de esgoto, que começou a ser cobrada em maio deste ano, em Rio das Ostras, foi o assunto mais comentado na entrevista do candidato Maurício BM (União), no projeto Vota Rio. Ele foi o terceiro entrevistado da série com os candidatos das principais cidades do interior. Maurício BM é servidor público há mais de 30 anos e assumiu a presidência da Câmara por dois mandatos seguintes.


A cobrança da taxa de esgoto, segundo Maurício, foi autorizada por uma lei de 2011, que deu ao município a permissão de emitir as contas. "A cobrança é feita como se 35% da cidade tivesse saneamento básico, o que não é verdade. O saneamento hoje é de apenas 18% do município. Então, só deve pagar pelo saneamento quem tem o serviço", disse Maurício. "Estão cobrando 100% do consumo de água, o que é um absurdo. Ninguém usa 100% de água tratada, usa também para lavar carro, quintal", disse.


O candidato aproveitou a polêmica para dizer que já tentou barrar a cobrança via Ministério Público, que teria rejeitado os argumentos apresentados e fez críticas ao principal adversário, o candidato Carlos Augusto Balthazar. Segundo Maurício BM, Balthazar era vereador na época que a lei que permitiu a cobrança foi aprovada e segundo BM, "permitiu a aprovação". Maurício disse ainda que tem uma equipe de juristas trabalhando para tentar acabar com a taxa de esgoto.


Arnaldo Neto, comentarista político do Vota Rio, questionou Maurício sobre a intenção da Câmara de entrar com uma representação contra o ex-vereador Balthazar. Ele teria deixado o cargo em fevereiro, segundo BM, para fugir de uma CPI para investigar o contrato do município com a Cedae.


BM comentou também a relação com Marcelino da Farmácia, atual prefeito, que apoia a candidatura dele. "Eu sempre fui crítico do Marcelino, inclusive já votei contra ele na Câmara muitas vezes. Mas ele é um político trabalhador", disse.


Maurício BM também falou sobre segurança, pergunta do repórter Glauber Ribeiro, do portal RLagos. Ele garante que vai reforçar o número de guardas municipais na cidade. Segundo ele, a corporação perdeu 40% do efetivo nos últimos 10 anos.


Na área da Saúde, Maurício BM disse que vai tentar convênios com a vizinha Macaé, cidade que tem estrutura para atendimentos mais complexos e específicos e permitir que cidadãos de Rio das Ostras sejam atendidos em unidades macaenses, sem sobrecarregar a prefeitura de Macaé. Acordos nesse sentido estariam em tratativas com o atual prefeito de Macaé, Welberth Rezende, também candidato à reeleição.


Quando o assunto foi trânsito, Maurício BM criticou a falta de fiscalização e defendeu a instalação de monitoramento por câmeras no município.


O candidato também comentou a pergunta do repórter Viny Soares, do Manchete RJ, que falou sobre o crescimento extraordinário da cidade. Segundo o IBGE, em 12 anos, Rio das Ostras ganhou cerca de 50 mil moradores, a segunda maior taxa de crescimento do estado. "Faltou planejamento para setores como saúde, educação e trânsito"


Nesta quinta-feira (15), o Vota Rio continua no Norte do Rio e entrevista a 1ª candidata. A delegada Madeleine, que concorre à prefeitura de Campos. O programa vai ao ar ao meio-dia no Youtube e nas redes sociais de Ana Paula Mendes e parceiros.


SERVIÇO VOTA RIO


De segunda a sexta, 12h


@euanapaulamendes

@manchetelagos

@rlagos.noticias

@cic7.noticias

@mancheterj

@noticiamacae

@noticiasriodasostras

youtube/@anaevoce



39 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page