O Vota Rio destacou nesta quinta-feira (22) a segunda maior cidade da Região dos Lagos, onde a política está em ebulição: Araruama. A candidata Penha Bernardes (PL) foi a primeira entrevistada a representar o município. Já na abertura do programa, Penha fez sérias críticas à situação atual da cidade. Ela mencionou que, nos últimos dez anos, o orçamento municipal passou de R$ 200 milhões para R$ 1 bilhão, mas os serviços prestados não acompanharam o aumento dos recursos em caixa.
Penha afirmou que o maior desafio da cidade é a Saúde. Ela prometeu um choque de gestão no setor, com a construção de um hospital municipal. Segundo a candidata, os casos graves têm sido atendidos em municípios vizinhos, como Saquarema e São Pedro da Aldeia. Ela também afirmou que pretende criar clínicas para atendimento de diabéticos e idosos.
O repórter Luiz Felipe Rodrigues, do portal CIC 7 Notícias, parceiro do Vota Rio, questionou Penha sobre a relação com os vereadores. A maior parte da bancada atual é aliada da atual prefeita, Lívia de Chiquinha (PDT). Penha disse que os poderes devem ser independentes e que não terá problemas de relacionamento com os parlamentares.
O comentarista político Arnaldo Neto questionou Penha sobre a relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e a candidata afirmou que espera trazê-lo a Araruama durante a campanha. Ela garantiu que é a candidata apoiada pelo PL e que em Araruama já se fala em "BolsoPenha".
Outro ponto citado por Penha foi a relação tumultuada com a família Chiquinho. Ela disse que não tem medo de denunciar as irregularidades praticadas pela família e relembrou um trecho de sua entrevista ao podcast Verdades com a Ana, apresentado pela jornalista Ana Paula Mendes com os pré-candidatos em 2023. No episódio, Penha convidava Lívia para um debate. "Houve esse debate?", perguntou a jornalista. "Nunca!", respondeu a candidata, que se disse aberta a um novo encontro com Daniela de Lívia de Chiquinha (PP), candidata apoiada pela atual prefeita.
O repórter Adriano Pereira, do Portal Cidade 24 Horas, questionou Penha sobre a mobilidade em Araruama, cortada pela RJ-106. Penha disse que é preciso cobrar do governo estadual a manutenção das rodovias e propôs assumir parte do serviço por meio de parcerias.
Já o repórter Glauber Ribeiro, do Portal RLagos, perguntou à candidata quais são seus planos para a segurança pública. Segundo ele, só em 2023, foram registrados 65 assassinatos na cidade. Penha disse que pretende trazer um batalhão da PM para Araruama, investir no monitoramento por câmeras e reforçar a guarda municipal.
Quando o assunto foi transporte público, em uma pergunta feita por um seguidor, Penha respondeu que pretende criar uma empresa municipal de transporte e substituir a atual prestadora de serviços.
Em relação à educação, Penha afirmou que pagará o piso do magistério aos professores. "Eu sou professora. Hoje, o piso em Araruama é 34% menor que o piso nacional", disse.
Ainda respondendo a Arnaldo Neto, Penha falou sobre o suposto ataque sofrido por sua equipe em um evento em julho. "Tenho certeza de que foi a mando dos coronéis de Araruama. Estou acompanhando as investigações", declarou.
A candidata apoiada pela atual prefeita Lívia de Chiquinha, Daniela de Lívia de Chiquinha, confirmou que será entrevistada pelo Vota Rio no dia 09 de setembro.
Amanhã, o Vota Rio terá uma mudança no entrevistado. Apesar de ter confirmado participação no programa, o candidato Ton Porto (PDT) desistiu da entrevista. A nota divulgada por sua assessoria será publicada na íntegra abaixo. No lugar dele, participará Misaias Machado (Republicanos), candidato à prefeitura de Rio das Ostras. O Vota Rio vai ao ar nesta sexta-feira (23), às 12h.
NOTA TON PORTO
"A coligação Todos por Arraial, vem através desta pedir, cordialmente, o adiamento da data previamente combinada para a entrevista com o então candidato a prefeito em Arraial do Cabo, Ton Porto.
A razão que impede a entrevista foi a recente decisão de alterar a chapa majoritária que anteriormente trazia Ton Porto para prefeito e Daivison Brito como vice.
A decisão recente da coligação foi indicar Anderson Cardoso de Brito, Andinho, como candidato a prefeito e Ton Porto como seu vice.]
Como a legislação eleitoral exige que todos os trâmites legais estejam concluídos, para que seus respectivos candidatos possam se pronunciar, estamos impedidos de comparecer na data marcada.
No entanto assim que estiver homologada a nova chapa, nos colocaremos a disposição deste distinto e respeitoso veículo jornalístico. Vale ressaltar que acreditamos na importância de uma imprensa séria, ética e crítica para o pleno desenvolvimento da nossa democracia e também para levar à população idéias e projetos . Entendemos que o poder bem exercido tem a imprensa como aliada e deve enxergá-la como defensora intransigente de nossa democracia.
Sem mais com nossa estima e consideração."
SERVIÇO: VOTA RIO
De segunda a sexta, às 12h
@euanapaulamendes
@manchetelagos
@rlagos.noticias
@cic7.noticias
@mancheterj
@noticiamacae
@noticiasriodasostras
YouTube: @anaevoce
Comments