top of page

PROFESSOR JEFFERSON AZEVEDO, DE CAMPOS, PROMETE ÔNIBUS DE GRAÇA E ECONOMIA ALÉM DO PETRÓLEO NO VOTA RIO

A cidade de Campos abriu a 3ª semana de entrevistas do Vota Rio, um conteúdo que está levando aos seguidores de todo o estado as propostas dos candidatos mais relevantes dos principais municípios do Norte, Noroeste, Baixada Litorânea e Região dos Lagos. O entrevistado foi o candidato do partido do presidente Lula, o PT, que falou sobre os planos para a maior cidade do interior do Rio. O professor Jefferson Azevedo, neto de José Alves Azevedo, que administrou Campos por dois mandatos, foi o entrevistado desta segunda-feira (26).

Entre as propostas apresentadas pelo candidato está a implantação do transporte público gratuito na cidade. Segundo o Professor Jefferson, 116 municípios do Brasil, administrados pelo PT, já possuem esse serviço. É o caso de São João da Barra e Maricá, no Rio de Janeiro. O candidato mencionou que há uma verba de R$ 500 milhões, do governo federal, para a compra de ônibus, que passariam a ser operados pelo município e não por empresas particulares. "Seria uma forma de democratizar o acesso dos campistas a praticamente tudo. Com transporte gratuito, é possível estudar, trabalhar", disse.


Ainda segundo ele, com um transporte público eficiente, a mobilidade em Campos pode ser beneficiada, com menos veículos nas ruas. "Tivemos a oportunidade de construir a rodovia do contorno, para tirar o trânsito da BR-101 do meio da cidade. Mas, na época, a ex-prefeita Rosinha (Garotinho) não se interessou. E perdemos a chance", comentou.


Outra promessa do candidato é transformar Campos em um polo de saúde, com investimentos, por exemplo, em mais cursos ligados ao setor, incluindo uma faculdade de Medicina federal.


Quando o assunto foi Educação, o professor Jefferson criticou a atual administração, que, segundo ele, estaria divulgando números fantasiosos sobre o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). "Esse resultado está maquiado", afirmou o candidato. Ele explicou que a taxa de aprovação cresceu no município porque foi adotada, desde a pandemia, a aprovação automática, onde 95% dos alunos são aprovados. "Isso deixou os números artificiais", declarou. "O que realmente importa é o índice de alfabetização. Ele mostra se o aluno aprendeu ou não. E em Campos, o índice para alunos do 6º ao 9º ano está em queda. O estudante chega a essas séries sem saber interpretar textos ou fazer contas básicas, por exemplo", afirmou.


Ele também criticou a falta de valorização dos profissionais da educação. "Estamos há 12 anos sem concurso público, só contratando professores como RPA (prestação de serviço)", denunciou. E condenou, ainda, a ausência de investimentos na melhoria da infraestrutura das escolas.


Em relação à segurança, o Professor Jefferson anunciou a criação de uma Polícia Municipal Comunitária, que substituiria a atual Guarda Municipal. Essa nova corporação trabalharia em conjunto com as polícias Civil, Militar e Federal.


O candidato também comentou a situação econômica da cidade. "Não podemos ser, exclusivamente, a Campos do petróleo. Também somos líderes em agricultura e temos potencial para fazer uma transição energética. Temos muito sol e vento, por exemplo. E podemos ser um polo de educação, para atrair toda uma rede que vive do setor", defendeu.


O Professor Jefferson também prometeu mais investimentos em Cultura e na preservação do Patrimônio Histórico. "Podemos até ter o turismo histórico por aqui. Temos uma história muito rica", destacou.

O candidato também comentou o resultado de uma pesquisa de intenção de votos divulgada nesta segunda-feira, que mostra que, em Campos, Wladimir Garotinho seria eleito no 1º turno, se a eleição fosse hoje. Ele tem 63% das intenções de voto. "Com o início da propaganda eleitoral, esperamos avançar bem nas pesquisas", disse. "Em São Gonçalo, nas últimas eleições municipais, teve candidato que começou com 3% nas pesquisas e chegou ao 2º turno com mais de 30% dos votos", comparou.


Nesta terça-feira, o Vota Rio retorna à Região dos Lagos e conversa com a primeira candidata de São Pedro da Aldeia. A candidata Bia (PSDB) será a convidada. O Vota Rio vai ao ar nesta terça-feira às 12h.


SERVIÇO: VOTA RIO

De segunda a sexta, às 12h


@euanapaulamendes

@manchetelagos

@rlagos.noticias

@cic7.noticias

@mancheterj

@noticiamacae

@noticiasriodasostras

@portalcidade24h

@ecoserrano




YouTube: @anaevoce

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page